AMIGOS de ANDRÉ MUSTAFÁ

quarta-feira, 17 de abril de 2013

EIXO CULTURA / Ação Comunitaria


Há 46 anos, a Ação Comunitária atua desenvolvendo o potencial de seu publico atendido. Hoje, por meio dos seus programas socioeducacionais, trabalham para a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens de 0 a 29 anos, capacitando-os para desenvolverem competências e expandirem horizontes, criando suas próprias oportunidades.

O projeto da Ação Comunitária está de acordo com as "8 Metas do Milênio"estabelecidas pela ONU e alinhados às quatro aprendizagens básicas definidas pela UNESCO (Aprender a Ser, Aprender a Viver Juntos, Aprender a Conhecer e Aprender a Fazer). 
Educadores da Ação Comunitária do Brasil



O Programa Preparação para o Trabalho (PPT) da Ação Comunitária na qual André Mustafá está inserido como educador do eixo cultura, acontece semestralmente e tem como objetivo geral desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para a profissionalização e inclusão social do público atendido. 
Estimulamos os jovens a serem gestores de sua próprias vidas por meio de três eixos de atividades: Autogestão, Cultura e Trabalho. O Jovem é estimulado a desenvolver conteúdos que o preparem para a vida pessoal, profissional e social, adquirindo uma visão crítica, que é trabalhada por meio da educomunicação.

“Eu sinto uma diferença marcante dos jovens das Instituições que trabalhei em Salvador e em São Paulo: em Salvador agente dá bom dia, se olha nos olhos, se abraça, se beija, ri por besteiras, leva  a vida  realmente mais leve. Isso não significa que as responsabilidades e prazos não são cumpridos ... mas as atividades são realizadas com mais doçura.  Aqui em São Paulo estou tentando resgatar dos jovens essa ternura: se deixar, muitos entram e saem da sala sem cumprimentar o educador e as vezes nem percebemos que o jovem está presente. Quero mais abraço, mais aperto de mão, mais olho no olho!!!! Mais franqueza e parceria! Vamos construir essa PRAXIS? 

O Programa possui forte trabalho interdisciplinar, que contribui para que bons resultados sejam atingidos. Em atividades como o "Projeto de Vida, os jovens têm a oportunidade de refletir sobre seu futuro profissional e pessoal, partindo de três eixos pedagógicos diferentes, que se completam.

 

O Projeto visa estabelecer parcerias com empresas para que jovens formados pelo PPT sejam encaminhados para processos seletivos. 

“Estou na vida desse jovens de passagem; mas como posso fazê-los compreender um mundo do trabalho mais prazeroso? Onde se encontra a felicidade se não no presente? ... Em cada coisa que realizamos com atenção plena é a forma mais eficaz de planejar o futuro. Respire! É o que peço a todos sempre quando estamos fazendo exercícios de voz. A respiração serve para uma profunda concentração e reflexão sobre nossos atos a cada momento. Ouvir antes de falar.  Vamos reaprender a dizer sim, pois estamos cheios de muitos nãos e isso prejudica a fruição das coisas que querem e desejam fluir”.(André Mustafá)

A Ação Comunitária conta com o feedback das empresas para o aprimoramento do PPT, o que leva os jovens não selecionados a trabalharem seus pontos fracos para terem novas oportunidades. 

EIXO CULTURA

A palavra cultura abrange várias formas artísticas  mas define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Ela está presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas. 




No eixo cultura do PPT, André Mustafá está trabalhando a autonomia do pensar e fazer artístico. No desenvolvimento de sensorialidades estéticas e na formação de um jovem que possa interagir com o universo de cores, formas, volumes, texturas, corpo e voz; tanto em grupo como individualmente.  Mas para isso acontecer é necessário "explodir"e "implodir"o jovem fazendo-o desconstruir pontos de vistas e reformular novos ou reconstruir antigos com parâmetros atuais. Isso chama-se CRIATIVIDADE!!!!! A criatividade é um assunto de reflexão de alguns cientistas e escritores como Vygotsky, Dostoievski, Damásio, Leo Szilard e Jonas Salk. Em sua obra "Criação e Imaginação"Vygotsky afirma que é a atividade criadora que faz do homem um ser que se volta para o futuro, erigindo-o e modificando o seu presente.



Após a realização do brainstorm: “tempestade de ideias” em que fomos escrevendo  pequenos trechos das historias que íamos criando e passando para o colega ao lado completar... tivemos nada mais nada menos de aproximadamente quarenta corpos pulsando e cheios de desejos para falar e agir no tempo e espaço do teatro. O primeiro grande esboço foi feito e todos puderam participar da historia do colega.

Saindo de Itapecerica 
da Serra e Embu Guaçu, os jovens do Programa Preparação Para o Trabalho - PPT da Ação Comunitária foram ao Centro de São Paulo junto ao Eixo Cultura; orientado pelo arte-educador André Mustafá. 
Na estação da Luz (SP) os jovens tiveram contato com o Memorial da Resistência e Sala São Paulo. Depois passeando pelas imediações localizaram a Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa entre outros espaços. 















Nenhum comentário:

Postar um comentário