AMIGOS de ANDRÉ MUSTAFÁ

sábado, 31 de julho de 2010

CLICK AQUI

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Animação de André Mustafá


Oi este é o meu ESTUDO DE ANIMAÇÃO 4. O Titulo é: Cabeças Vão Rolar. Coloquei o título em inglês, pois tem alguns contatos de amigos e  pequenas empresas de animação do Canadá que mostraram interesse. Quero muito fazer parcerias para trabalhos e novos projetos na área. E-mail: artemustafa@gmail.com



Hi this is my fourth STUDY OF ANIMATION. What is Title: Heads Will Roll. I put the title in English, it has some contacts of friends and small entertainment companies in Canada have shown interest. I want very much to do an internship and then work in the area. E-mail: artemustafa@gmail.com

quinta-feira, 29 de julho de 2010

ABRAÇÃO: animação de André Mustafá













Abração é uma animação que fiz também o audio. A voz também é minha.  É um estudo de animação e do audio. Sincronia, veracidade, conclusão... Estou interessado em trabalhar na área; quem puder me indicar agradeço. 11 8716-1741



Cheers is a aminiação who also did the audio. The voice is mine. This is a study of animation and audio. Timing, accuracy, completion ... I am interested in internships in the area: who can tell me thank you. 11. 8716-1741 Brazil.

Animação: Meu amigo CPU













Está animação trata da história de um jovem e seu universo: desejos, sonhos e a realidade. Afinal CPU é o cachorro ou o fantasma que sai do computador...? o inconsciênte ou parte da formação cultural em que o forma? Uma brincadeira divertidade, mas que pode vir a dar muitos frutos. Ainda não tem audio. Estou estudando formas de colocá-lo. Gostaria de ajuda de técnicos de animação e de empresas. Quem puder me indicar agradeço. E-mail: artemustafa@gmail.com  11. 8716-1741


This animation is the story of a young man and his universe: desires, dreams and reality. After the CPU is the dog or the ghost out of the PC ...? or the unconscious part of cultural education in the way? A fun game, but you might bear much fruit. Do not have audio. I am studying ways of putting it. I would like to help technicians and animation companies. Who can help me thank you. E-mail: artemustafa@gmail.com 11. 8716-1741

Animação de ANdré Mustafá

Com o desejo de realizar  uma série de história sobre o universo da juventude, André Mustafá está trabalhando para criar pequenos roteiros, baseados na realidade de jovens da periferia, tratando de temas que sejam de interesse imediato: drogas, sexualidade, familia, primeiro namorado, escola, politica...Aqui é apenas um estudo. Preciso de apoio de empresas, ongs e instituições que apostem, valorizem e publiquem para o grande publico animações de natureza local como essa.



With a desire to have a lot of history about the universe's youth, Andrew Mustafa is working to create short scripts based on the reality of youths from the periphery, addressing topics that are of immediate interest: drugs, sexuality, family, first boyfriend, school policy ... Here's just one study. I need support from companies, ONGs and institutions that engage, enhance and publish animations to the general public of a local nature such as this.

terça-feira, 27 de julho de 2010

CERTIFICADOS ANDRÉ MUSTAFÁ

Das Disciplinas da Universidade Federal da Bahia - UFBA em que André Mustafá cursou temos:

Estética I
Música e Ritmo
Fundamentos do Espetáculo
Fundamentos da Dicção I e II
Fundamentos do Processo da Criação Cênica
Artes Visuais I e II
Fundamentos da Interpretação
Historia da Arte III
Literatura Dramática I, II e III
Psicologia das Relações Humanas
Dramaturgia I, II e III
Administração Teatral
Preparação do Ator I
Expressão Vocal I
Metodologia da Encenação I
Expressões Dramáticas do Folclore Brasileiro
História do Teatro Universal I, II e III
Prática de Ensaio I e II
Indumentária I, II e III
Fundamentos da Expressão e Comunicação Humana
Cenografia I
Análise de Texto
Maquilagem I
Estrutura e Montagem
Direção de Montagem I e II
Ética I
Iluminação I
Projeto Especial de Extensão
Produção Teatral
História do Teatro Brasileiro.


quarta-feira, 21 de julho de 2010

AVE MARIA e ANDRÉ MUSTAFÁ (para ver o vídeo - CLICK AQUI)


André Mustafá fala à Revista Vozes de Florianópolis sobre o seu mais novo experimento videográfico "Cordeiro de Deus", uma pesquisa videografica que trata o problema do PODER no universo humano. "Cordeiro de Deus" analisa de forma critica a relação que o homem tem principalmente com a matança de animais e a sua banalidade: Para o vídeo, "homem; tudo pode", e Mustafá explica que a vida não pode ser sempre banal, os atos humanos não devem ser criados sempre com ódio e rancor, a infância em hipótese alguma pode ser perdida no universo de alienação covarde. Onde se encontra a ternura, o carinho e a verdadeira amizade? Quanto custa a família na sociedade que é ditada pela propaganda? Onde inicia e termina o papel da religião na formação da sociedade? A tecnologia ajuda ou atrapalha? Com tantos questionamentos pergunto a Ele quem é o criminoso em seu vídeo? Ele responde sem pestanejar: "O homem. Eu, você, todos nós".



A maior provocação deste vídeo foi introduzir Ave Maria como fundo musical de imagens no mínimo brutais. Mustafá responde que não devemos ter medo de nossa fé, nem tão pouco dos símbolos que nós criamos e carregamos. Pois como já dizia Maeterlinck, "...um símbolo jamais suporta a presença do homem". Quem são os "santos" em seu vídeo? "Todos nós", responde e silencia.


Pergunto a Ele se é de suma relevância que o homem saiba matar seus símbolos que são sempre grande impedimento para a conquista de novos horizontes? "Sim". Afirma convictamente e continua; "a musica é belíssima, e a interpretação na voz de Pavarote reforça sua plenitude, foi esse contraste conceitual que me fez escolher esse ícone e matá-lo; pois as imagens também são carregadas de belezas singulares. Questionáveis ou não são belas. Ave Maria é o divino em oposição à cenas tão humanamente reveladoras. Um verdadeiro apocalipse criado por nós mesmos" define Mustafá.
 Revelá-las não seria fortificar um símbolo? "Ser ou não ser... O que não podemos é deixá-las mofar por trás de nossos armários. Se isso existe deve ser denunciado. E denunciar a favor de uma maioria é colocar na roda para o debate. É matá-lo também. para o futuro".
 André Mustafá é um jovem diretor de teatro, que já alguns anos vem estudando e desenvolvendo pequenos vídeos. O que você mais se interessa na sétima arte? Me interesso principalmente por edição e editoração de imagens e áudio.


Você acredita ter na interface do mundo virtual mais um espaço para a comunicação de assuntos pertinentes a sociedade? Um dos meus desejos é conhecer e aprofundar técnicas sobre cinema (direção, fotografia e áudio), vídeo e tv (captação, produção, desenvolvimento e finalização). Entendo que a tv e o cinema são espaços para a continuidade de minha formação como profissional e cidadão.


Formado pela Universidade Federal da Bahia - UFBA no ano de 2004 em bacharelado em direção teatral, Ele tem espetáculos que vão do clássico Édipo Rei e Medéia aos populares textos de cordel. Inúmeras são as experiências vanguardistas como Lemúria e Pindorama, o primeiro é sobre a antiga e mitica cidade vizinha à Atlantis (Lemúria) e a Caverna espetáculo do pesquisador musical Valter Smetack. Participou de diversos seminários, colóquios e palestras sobre assuntos relacionados as Artes, além de ministrar; como arte-educador oficinas de teatro, dramaturgia, máscaras, maquiagem, cenografia e figurino, para adolescentes, adultos e crianças..


Atualmente André Mustafá está em fase final de um catálogo fotográfico sobre a Cidade de Salvador intitulado "Terceira Pele"; que é mais uma provocação aos símbolos que o cercaram. O Catálogo é um dos livros da série Peles Intermináveis, na qual trata as imagens que cercam Mustafá como expansão de suas memórias, identidades e materialidade: o que o forma, lhe fornece reformas e deformas. Um ensaio pode ser visto no YouTube sobre o Livro que uniu poemas de Drummond redefinindo as questões sobre espaço corpo.


Algum plano para o futuro? Mustafá finaliza "continuar os intercâmbios entre Rio e São Paulo...caminhar e quem sabe Florianópolis seja minha mais nova parceira."

CONTATOS
E-MAIL: artemustafa@gmail.com

domingo, 18 de julho de 2010

Oficina de Teatro Academia Vila Forma (click aqui)



Este vídeo é o resultados dos Módulos I e II (corpo e voz), que foram coordenados pelo diretor teatral André Mustafá. Diversas foram as técnicas e jogos que culminaram nesse, que é um dos resultados da Oficina de Teatro. As aulas foram desenvolvidas na Academia Vila Forma no bairro do Rio Vermelho em Salvador (Brasil).



Uma Oficina para iniciantes, jovens de 20 à 60 anos que se inscreveram e aqui mostram resultados do ultimo dia do Módulo II (voz). Cada dia de aula Mustafá pode fornecer e conversar sobre material teórico na forma de apostilas sobre a história do teatro, DVDs sobre técnicas, espetáculos, dramaturgos, encenadores, maquiadores, gente de teatro, dança e cinema que possibilitaram o avanço considerável na formação de cada inscritos. Nomes como Ariano Suassuna, Antunes Filho, Augusto Boal, Barbara Heliodora, Bibi Ferreira, Denise Stoklos, Plínio Marcos, Amir Haddad, Gerald Thomas, Jô Soares, Modesto Carone, Glauber Rocha, José Celso Martinez Correia, entre tantos outros ampliaram os horizonstes para estes novos "iniciados" na Arte Cênica. Compreender o Panorama brasileiro através da ótica desses pensadores do teatro é de fundamental importância para que não se crie artistas e cidaãos alienados.


Assim, com esses elementos, se faz presente estas imagens que vocês podem ver; feita de vigor, ódio, amor e muita cumplicidade. Esses são um dos maiores mandamentos do teatro, sem isso se faz tudo, menos teatro de verdade.. Quando se diz que não existem muitos atores e atrizes para grandes personagens trágicos, de Shakespeare, ou para as obras de Nelson Rodrigues, é sem dúvida por faltar isso: Pele e Sangue. Não se pode compreender teatro na ótica da internet, sentado na frente de um computador.



Então o que estamos trazendo para quem assiste (esses vídeo) é um dos muitos resultados da Oficina, que não podem ser resumidos em poucas imagens. Quem viveu esses momentos sente o suor, o pulsar do coração e o tato do colega. Sem pintura (maquiagem) no rosto, sem figurinos, nem tão pouco iluminação, ou cenários... O verdadeiro ator não precisa desses excessos para mostrar o que veio fazer em cima do palco. O estudante de teatro fala com a voz e corpo do poeta, não como um político em cima de um palanque frouxo e enferrujado. Precisa-se mais do que uma simples aparência. Precisa ter muito desejo pela vida!!!

A formação de André Mustafá nasce antes mesmo do ingresso no curso de Bacharelado em Direção Teatra, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Foi ator do grupo Nossa Cara, dirigido pela atriz e psicóloga Maria Eungênia Milet, que fundou o CRIA, trabalhou com diretor alemão Volquer Quandt e a diretora e pesquisadora Vera Achatikin, realizando o espetáculo O Rei do Trono de Barro (com Turnê pela Alemanha), dirigiu espetáculos como Édipo Rei, Admirável Mundo Novo, Pequeno Príncipe, A Intrusa, As Três Águas, Pindorama, Araçá, entre outros. Participou de diversas palestras, colóquios e Seminários junto a grupos e outros encenadores como o Grupo Italiano Potlach, o grupo da Alemanha Antagon, o Lume de Campinas. Informações gerais ver blog: http://www.andremustafa.blogspot.com

Breve Novas turmas
71. 3384-2939 ou 8837-2943

sábado, 17 de julho de 2010

Drumond e André Mustafá (CLICK AQUI)



Fronteira física entre o corpo e a dimensão espacial ao entorno. Dentro dessa extensão pele, encontramos a Arte de Mustafá; uma poética expandida no corpo, camadas sob camadas, pensamentos e relações. Perspectivas na qual visualizamos a sua relação do corpo e objetos para além de seus limites físicos recheados de subjetividades. Anseios e inquietações pensamento por vezes invertendo objeto-corpo em uma evidencia de " não corpo".

3ª. Pele resgata uma certa consciência das extensões do corpo e objetos do cotidiano do autor em seus fluxos; assumindo ao observador novos critérios de referencia.
O autor nos envolve em sua membrana que permeia também nosso universo cotidiano e talvez despercebido a um nível artístico. O artista abre sua casa-corpo, e o observador a partir do seu repertório, interage com a obra. Como já dizia Merleau Poty: "O que se vê não pertence ao objeto; pertence ao universo

 Marília Galvão

quarta-feira, 14 de julho de 2010

André Mustafá ministra curso para Policiais Militares (Click Aqui)



O Diretor Teatral André Mustafá foi convidado pelo Capitão Thiago Garcez coordenador da Seção de Artes da Policia Militar da Bahia, para iniciar uma grande reforma de figurinos, adereços, cenários e instrumentos musicias do Grupo de Teatro da PM - BA.




O período em que Mustafá se encontrou junto aos "soldados atores" pode perceber que o Grupo necessitaria de uma reforma mais profunda; que não passava somente por entre esse material acima, mas pelas interrelações entre os integrantes do grupo: atores, coreógrafos, músicos, cantores, dançarinos, junto com a equipe de produção, secretaria e a coordenação geral da corporação. A reforma precisava passar por fora das relações de cargos e patentes e sim por seres humanos. Ouvir os questionamentos do próximo. Do homem e seus relacionamentos éticos e estéticos.


O que é fazer teatro na PM? Para quê a Corporação Militar necessita de arte? Para uma Policia Cidadã? Para o melhor atendimento junto a sociedade civil? O que pode uma Tropa junto aos conceitos de um espetáculo, cenas ou esquetes? Qual o compromisso da PM com as teorias e práticas artisticas? Como um Diretor Teatral (André Mustafá) cidadão civil, pode somar ao Grupo?


O Grupo de Teatro da Polícia Militar da Bahia foi criado no ano de 1998 com o objetivo de facilitar, socializar e sensibilizar novos conceitos de modernização organizacional em programas de capacitação na Corporação, com temas institucionais como: Segurança Pública, Efetivo Operacional, Gestão Participativa e Polícia Cidadã. O grupo é composto exclusivamente por policiais militares.


Agradecimentos ao Comandante Geral, Coronel Nilton Régis Mascarenhas, o Diretor Departamento de Pessoal: Coronel Nivaldo Nascimento dos Anjos, ao Capitão Thiago Garcez e a todos do Grupo que me proporcionaram uma experiência única

Esses e outros questionamentos poderão ser visto integralmente na Internet; pois aqui no blog o vídeo se tornou muito longo e difícil de salvar.

André Mustafám

71. 8837-2943 / 3384-2939

quinta-feira, 8 de julho de 2010

DANÇA e TEATRO


O Espetáculo MEMÓRIA tem a Direção da Coreógrafa Marília Galvão. Este trabalho coreográfico surge das observações e questionamentos da Coreógrafa sobre a condição da mulher diante de seus relacionamentos e ideais. Em cena uma mesa, onde se depositam seus medos, anseios, desejos e tudo ainda guardado na alma da "mulher". Uma das referências utilizadas por Marília Galvão neste trabalho é Clarice Lispector em que comenta: "Não gosto tanto de mim ao ponto de gostar das coisas que gosto. Amo mais o que quero do que a mim mesma".

As mulheres são discriminadas, continua Marília; "não somente por sermos mulheres mas por não possuirmos um padrão estético e social conveniente à sociedade patriarcal que convivemos. Somos seres geradores e revolucionários, tentamos entrar na cabeceira da mesa e no final do milênio ainda preferimos estar presas a dogmas e sonhos indecifráveis. A mulher brasileira ainda para para ver novela". 

Neste espetáculo André Mustafá assina a iluminação.

OFICINA DE TEATRO COM ANDRÉ MUSTAFÁ


OFICINA DE TEATRO PARA INICIANTES com duração de seis meses, tem a orientação do arte-educador e diretor teatral André Mustafá, formado pela Universidade Federal da Bahia – UFBA/ Escola de Teatro. Serão ministrada aulas práticas de corpo, voz, improvisação, interpretação, leitura e estudo de textos dramáticos. Aulas teóricas sobre a história do teatro da Grécia antiga ao século XXI. Apresentações em teatro, certificado e professores convidados.

Mustafá foi selecionado cinco vezes pelo Teatro Castro Alves – TCA para participar de diversas oficinas e workshops promovido pelo Centro Técnico, no qual teve contato com grandes cenógrafos e figurinistas da atualidade como J.C. Serroni, Pâmela Howard, Helio Eichbauer, Vera Hamburger, Marjorie Gueller, entre outros.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

PASSAPORTE CULTURAL TVE Por Mustafá

O PASSAPORTE CULTURAL foi desenvolvido por André Mustafá e a coreógrafa Marília Galvão, no intuito de criar um ambiente de intercâmbio dos resultados finais dos alunos das OFICINAS DE TEATRO e DANÇA. Os Espetáculos, coreografias, monólogos e performances levaram mais de duas mil pessoas ao Teatro do Instituto de Rádio Difusão Educativa da Bahia - IRDEB/TVE criando um elo dos jovens estudantes das artes envolvidas, o publico, seus parentes e amigos; futuros participantes do Projeto.

André Mustafá compreende que o PASSAPORTE CULTURAL é de fundamental importância para Salvador, pois permite de maneira lúdica, educativa e artistica informações da história do teatro e da dança por meio do aprofundamento teórico-prático destes resultados finais revelando para todos dramaturgos e encenadores brasileiros e estrangeiros, sua textualidade, a época em que cada um realizou sua obra, quais os grandes  movimentos e fenomenos politicos, economicos e sociais que impulsionaram à obterem relevância.

O PASSAPORTE amplia um horizonte que entremeia-se com história, arte, cultura, saberes e sabores. Colocando o jovem aprendiz das Artes Dramáticas em uma espaço de grandes reflexões.