AMIGOS de ANDRÉ MUSTAFÁ

sábado, 17 de março de 2018

PROCESSOS CENOTÉCNICOS DO ESPETÁCULO ANDANÇAS



O Espetáculo ANDANÇAS foi realizado em novembro de 2017 no Teatro Castro Mendes em Campinas - SP Brasil com o patrocínio da Lei Rouanet e os atendidos (crianças, adolescentes e adultos), junto com a equipe de profissionais do Instituto Padre Haroldo deram cabo de uma proposta grandiosa. A direção geral foi de Antonio Carlos Heleno Vitório e a André Mustafá realizou a assistência de direção do Espetáculo. O espetáculo contou com outros profissionais como o musico e compositor Aurélio Artoli, o ator circense Rodrigo Senden, entre outros que com suas particularidades técnicas e artísticas contribuíram decisivamente para o resultado final. Todos esses profissionais estavam nesse referido ano contratados pelo Instituto Padre Haroldo e também realizaram atividades como professores junto os seus alunos adultos, adolescentes e crianças; atendidos do Instituto. 

Palco do Teatro Castro Mendes, a foto mostra montado os pedestais da orquestra sifoniana de campinas 


 O Espetáculo proporcionou aos atendidos do Instituto Padre Haroldo terem contato com  outros adolescentes, crianças e adultos dentro do Instituto (nos ensaios), o Evento oportunizou os profissionais se encontrarem para troca de idéias, técnologias e desejos para a afinação da "produto final"... alem disso no dia da apresentação todos os nossos atendidos te a oportunidade de observar, olhar e apreciar o prédio teatral, camarins, coxias, palco, bilheteria, maquinaria, cabine de som e luz... a equipe técnica afinando refletores, equalizando o som, retirando microfonia e microfonando atores. Isso gerou muita curiosidade para muitos proporcionando muitas perguntas diretamente aos profissionais criando um estreitamento nos laços entre técnicos, funcionários do teatro e tendidos. 

Apresentar-se em um teatro renomado como o Castro Mendes, em um palco amplo, ser iluminado, brilhar e ser visto pelos seus parentes e amigos do bairro faz todo o sentido para indivíduos e o grupos que pouco ou quase nada tem oportunidades em seus bairros de visibilidade. Essa ação do Espetáculo, desenvolver a auto-estima, empoderamentos e potencialidades, reconfigurando o individuo dentro de seus meios sociais. Isso tudo são metas do Instituto Padre Haroldo e que em um Espetáculo com dimensões como esse só poderão ser mensuradas, na vida de cada individuo desses, anos depois. Essa vivencia de participar de um espetáculo desperta sensações, emoções, desejos, ampliações de repertorio cognitivo e sonhos que aula nenhuma consegue ensinar.


Ensaios do espetáculo Andanças feito no auditório Loiyola dentro do Instituto Padre Haroldo

Um dos desafios da Direção foi ensaiar tanta gente junta e reunir crianças, adolescentes e adultos que de alguma forma não tinha contato direto e que queriam conversar, trocar idéias, ver suas cenas criadas e bater papo sobre suas ansiedades, angustias e desejos. Você imaginou o quanto de som foi produzido nesse espaço? Mas essa organização só foi possível, pois tivemos uma equipe também de captação e produção coordenada por Maria Beatriz Ribeiro, nossa generosa Beá que organizou para ensaios os lanches, os banheiros, bebedouros, ouviu os desejos e angustias de cada profissional e junto com a captação de Elaine Oliveira promoveu não somente para o Instituto e seus atendidos, mas sim um belo espetáculo para a Cidade de Campinas e moradores da região e periferias. No dia da apresentação, essa duplas e sua equipe, organizou diversos ônibus e vans para alem de pegar os atendidos que estiveram em cena, mas suas famílias, parentes e amigos dos bairros. Leva-los ao Teatro e retorna-los para seus lares. Foi uma mega produção e nós lotamos o Castro Mendes e isso se deve a essas duas moças e sua equipe que sem medo colocou os dois pés para fora do Instituto Padre Haroldo e deu a "cara a tapa". Sem medo de ser feliz, sem medo de errar, sem medo do medo. 

Desenhos feitos por André Mustafá para o storyboard do espetáculo Andanças.

Desenhos feitos por André Mustafá para o storyboard do espetáculo Andanças.

O Roteiro do espetáculo trata de dois andarilhos que vão de norte ao sul do País conhecendo suas manifestações culturas, como as danças gauchas, a capoeira, o frevo, maracatu... e vão podendo apreciar as coreografias, as cenas de teatro, os músicos, as peripécias dos personagens do circo e a banda cantando e tocando composições desse lugares, trazendo poéticas singulares... Tudo isso foi trabalhado com os adultos, crianças e adolescentes do Instituto Padre Haroldo com uma equipe de arte-educadores, assistentes sociais, psicologo, educadores sociais, pedagogos, coordenadores, equipe de limpeza, cozinha, motorista, porteiros... Em fim, durante um período aproximado de 8 meses, esses profissionais junto aos seus atendidos se dedicaram em corpo, alma e espirito e só quem participa de uma montagem que leva mais de 170 atores em cena entrando e saindo, mudando figurinos, retocando maquiagens, levando e trazendo adereços... sabe o que estamos falando. 
André Mustafá retocando um dos estandartes para o Espetáculo Andanças - 2017

Mas o que estaremos tratando nesse artigo não é exatamente sobre todo o Espetáculo, muito menos sobre o produto final: a apresentação publica no dia. Esse artigo não é uma critica sobre como foi o Evento. Aqui vamos falar de algumas partes do processo de construção do Espetáculo Andanças, basicamente o trabalho cenográfico, cenotécnico, figurinos, adereços e como tudo isso cria uma linguagem estética que foi desenvolvido pelo artista visual e arte-educador do Instituto Padre Haroldo, André Mustafá. Quais foram as suas contribuições e como superou as dificuldades de tempo, recursos e material humano para ajudar na confecção do que lhe foi incumbido a fazer pela direção. 


André Mustafá reformou o bumba-meu-boi do Instituto Padre Haroldo e dando os pequenos retoques e detalhes.


O trilho condutor desse artigo agora, trata-se do processo de criação visual e artística de André Mustafá para o espetáculo Andanças. Como os objetos cênicos foram produzidos por Mustafá, quem participou, quanto tempo para a realização até chegar no dia da apresentação horas antes no palco para a montagem junto aos cenotécnicos e equipe e por fim quem manipulou esses objetos em cena. São detalhes que as vezes só se detêm quem é da área técnica do teatro, cinema ou curiosos de plantão.


André Mustafá ao lado do estandarte que produziu para o espetáculo Andanças.

André Mustafá recebeu o convite para fazer parte da equipe de construção do espetáculo Andanças somente em setembro de 2017, depois de já ter se passado quase 5 meses de ensaios, reuniões de equipe e pre-produção. Foram se acumulando o cronograma de ações para a construção do espetáculo e a presidência do Instituto Padre Haroldo solicitou o envolvimento do profissional André Mustafá na modelagem final do Espetáculo, pois ele tinha feito a direção geral do espetáculo Abraços em 2016 e teria condições de auxiliar, junto a equipe, nas determinações estéticas do espetáculo Andanças. André Mustafá se envolveu no curto prazo que lhe foi dado e realizou o storyboard, a assistência de palco, a assistência de direção, a cenografia, os figurinos dos atores principais, a arte do cartaz e do folder, adereços e no dia da apresentação coordenou na cabine do teatro os profissionais de luz e som.

André Mustafá na esquerda da foto já segurando na rua um dos estandarte que criou e foram usados no Espetáculo Andanças. À direita Mustafá grafitando o estandarte do Centro-Oeste. 


Detalhes do trabalho plastico feito por André Mustafá para o espetáculo Andanças.

Detalhes de um dos estandartes feito por André Mustafá para o espetáculo Andanças.

A proposta estética do espetáculo precisava mostrar questões populares brasileiras e que deveriam casar com a linguagem do artista modernista, Alfredo Volpi, que foi um pintor ítalo-brasileiro considerado pela crítica como um dos mais importantes da segunda geração do modernismo, interagindo com essa miscelânea de cores que fundou nosso continente, com sua pluralidade cultural que o Espetáculo mostraria. Em todo o material plastico produzido por Mustafá foi considerado as entrelinhas do pensamento volpiano: a sequencia de traços iguais, que na obra de Volpi se materializavam em bandeirinhas (ou bandeirolas) de festas juninas e julinas brasileiras, surge o triangulo aberto de André Mustafá tanto nos estandartes como nos figurinos em uma sequencia continua e logica. Diferentemente de Volpi que em seus quadros ele não mistura muitas cores, Andre Mustafá (para criar uma logica) com as festas populares de cada região do Brasil, Ele recheou de cores seus objetos cênicos, estandartes e figurinos que daria contraste com a cenografia que se configurou bsicamente em tom azulado. Essa foi a proposta realizada junto ao diretor do Espetáculo.

André Mustafá, na quadra de esporte do Instituto Padre Haroldo construindo o cenário do espetáculo Andanças com as referências do trabalho do artista Volpi.


O dia do Espetáculo Andanças, observa-se ao fundo a cenografia volpiana e na direita da foto um dos estandartes realizados por André Mustafá, na cena que fala da Bahia e do Nordeste.

Essa sequencia de traços triangulares e rítmicos pode ser percebido também nos figurinos e na textura de fundo do cartaz e fôlder que trouxeram unidade tanto no material gráfico, como no material artístico. André Mustafá permaneceu durante três meses no atelier de arte do Instituto Padre Haroldo pesquisando formas, cores, texturas e volumes até chegar nesse material final, que foi apresentado ao publico. No caso dos figurinos dos atores principais, eles também receberão essa sequencia gráfica dos traços das pinturas de Volpi, mas em que intuíssem os atores a se movimentarem em cena de tal forma que desse a impressão que esses traços (que lembravam bandeirolas) pudessem criar vida e saltar do corpo dos mesmos em cena. Essa metáfora do "salto" foi o que provocou as pesquisas de André Mustafá para motivar os atores e dançarinos a se libertarem em cena e jogarem-se com o coração. 



Observa-se nos figurinos realizados por André Mustafá uma sequencia gráfica e quase triangular que criaram intimidade com a obra de Volpi e também com a cultura popular brasileira. 

Texturas indígenas e africanas que inspiraram também o trabalho de André Mustafá

Essa concepção rítmica que permeá o trabalho de Volpi e que segue em todo a cultura afro-indígena foi o start que Mustafá desenvolveu para falar de uma raiz brasileira. Assim o Espetáculo Andanças tem nas suas entrelinhas essas matrizes. É possível notar (para o publico mais atento) essa texturização até no logotipo criado por Mustafá para o titulo no cartaz.

Logotipo das letras com texturas rítmicas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário