AMIGOS de ANDRÉ MUSTAFÁ

quarta-feira, 21 de julho de 2010

AVE MARIA e ANDRÉ MUSTAFÁ (para ver o vídeo - CLICK AQUI)


André Mustafá fala à Revista Vozes de Florianópolis sobre o seu mais novo experimento videográfico "Cordeiro de Deus", uma pesquisa videografica que trata o problema do PODER no universo humano. "Cordeiro de Deus" analisa de forma critica a relação que o homem tem principalmente com a matança de animais e a sua banalidade: Para o vídeo, "homem; tudo pode", e Mustafá explica que a vida não pode ser sempre banal, os atos humanos não devem ser criados sempre com ódio e rancor, a infância em hipótese alguma pode ser perdida no universo de alienação covarde. Onde se encontra a ternura, o carinho e a verdadeira amizade? Quanto custa a família na sociedade que é ditada pela propaganda? Onde inicia e termina o papel da religião na formação da sociedade? A tecnologia ajuda ou atrapalha? Com tantos questionamentos pergunto a Ele quem é o criminoso em seu vídeo? Ele responde sem pestanejar: "O homem. Eu, você, todos nós".



A maior provocação deste vídeo foi introduzir Ave Maria como fundo musical de imagens no mínimo brutais. Mustafá responde que não devemos ter medo de nossa fé, nem tão pouco dos símbolos que nós criamos e carregamos. Pois como já dizia Maeterlinck, "...um símbolo jamais suporta a presença do homem". Quem são os "santos" em seu vídeo? "Todos nós", responde e silencia.


Pergunto a Ele se é de suma relevância que o homem saiba matar seus símbolos que são sempre grande impedimento para a conquista de novos horizontes? "Sim". Afirma convictamente e continua; "a musica é belíssima, e a interpretação na voz de Pavarote reforça sua plenitude, foi esse contraste conceitual que me fez escolher esse ícone e matá-lo; pois as imagens também são carregadas de belezas singulares. Questionáveis ou não são belas. Ave Maria é o divino em oposição à cenas tão humanamente reveladoras. Um verdadeiro apocalipse criado por nós mesmos" define Mustafá.
 Revelá-las não seria fortificar um símbolo? "Ser ou não ser... O que não podemos é deixá-las mofar por trás de nossos armários. Se isso existe deve ser denunciado. E denunciar a favor de uma maioria é colocar na roda para o debate. É matá-lo também. para o futuro".
 André Mustafá é um jovem diretor de teatro, que já alguns anos vem estudando e desenvolvendo pequenos vídeos. O que você mais se interessa na sétima arte? Me interesso principalmente por edição e editoração de imagens e áudio.


Você acredita ter na interface do mundo virtual mais um espaço para a comunicação de assuntos pertinentes a sociedade? Um dos meus desejos é conhecer e aprofundar técnicas sobre cinema (direção, fotografia e áudio), vídeo e tv (captação, produção, desenvolvimento e finalização). Entendo que a tv e o cinema são espaços para a continuidade de minha formação como profissional e cidadão.


Formado pela Universidade Federal da Bahia - UFBA no ano de 2004 em bacharelado em direção teatral, Ele tem espetáculos que vão do clássico Édipo Rei e Medéia aos populares textos de cordel. Inúmeras são as experiências vanguardistas como Lemúria e Pindorama, o primeiro é sobre a antiga e mitica cidade vizinha à Atlantis (Lemúria) e a Caverna espetáculo do pesquisador musical Valter Smetack. Participou de diversos seminários, colóquios e palestras sobre assuntos relacionados as Artes, além de ministrar; como arte-educador oficinas de teatro, dramaturgia, máscaras, maquiagem, cenografia e figurino, para adolescentes, adultos e crianças..


Atualmente André Mustafá está em fase final de um catálogo fotográfico sobre a Cidade de Salvador intitulado "Terceira Pele"; que é mais uma provocação aos símbolos que o cercaram. O Catálogo é um dos livros da série Peles Intermináveis, na qual trata as imagens que cercam Mustafá como expansão de suas memórias, identidades e materialidade: o que o forma, lhe fornece reformas e deformas. Um ensaio pode ser visto no YouTube sobre o Livro que uniu poemas de Drummond redefinindo as questões sobre espaço corpo.


Algum plano para o futuro? Mustafá finaliza "continuar os intercâmbios entre Rio e São Paulo...caminhar e quem sabe Florianópolis seja minha mais nova parceira."

CONTATOS
E-MAIL: artemustafa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário