AMIGOS de ANDRÉ MUSTAFÁ

domingo, 8 de junho de 2014

O Arte-educador ANDRÉ MUSTAFÁ juntos com seus educandos

O Arte-educador André Mustafá em atividade de reflexao sobre Papéis Sociais



Ao ocuparem posições sociais, as pessoas veem o seu comportamentodeterminado não tanto pelas suas características individuais mas, em maiormedida, pelas expectativas face à posição que ocupam. Assim, o papel socialvem caracterizar modelos de comportamento que, ultrapassando asdiferenças e as adaptações individuais, orientam a ação dos sujeitos queocupam uma determinada posição. Em cada grupo em que o indivíduoparticipa, ele desempenha um papel de acordo com o estatuto que lhe éatribuído.



Podem existir conflitos de papeis sociais nos casos em que a mesma pessoaassume papéis que supõem exigências incompatíveis (por exemplo, emcertos casos o papel de mãe e esposa pode ser difícil de conciliar com opapel exigido pela profissão). A expressão "conflito de papeis" é por vezestambém utilizada para referir os casos em que o sujeito encara o seu papelde maneira diferente da definida pelos papéis sociais com os quais seencontra em interação.



Atualmente reconhece-sea liberdade individual na criação de papéis, embora esta varie conforme aposição ocupada (por exemplo, papéis desempenhados no âmbito de umaorganização militar terão regras mais formalizadas que o papel de amigo ou de pais).