AMIGOS de ANDRÉ MUSTAFÁ

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

SIMPLESMENTE SURPREENDENTE


Simplesmente surpreendente!!! Depois de quase um ano de trabalho teatral desenvolvido junto ao Artista Orientador André Mustafá, os inscritos do Programa VOCACIONAL da Secretaria da Cultura SP resolvem  proclamar independência!!!

Agora já é possível ver os Vocacionados realizando seus trabalhos solos, discutindo cenas, realizando produções com uma proposição independente transbordados de criatividade e fúria que os fazem se unir não somente pelo teatro, mas pela liberdade e atitude diante de uma sociedade opacamente capitalista e dita selvagem.


Mas selvagens mesmo, são Eles que assumem definitivamente o Projeto Usuário na Linha, que eles próprios criaram. Se reúnem todo final do mês e apresentam no CEU Rosa da China, suas experiencias e vivencias estéticas; discutindo com o publico temas, questões técnicas e artísticas relacionadas.

Muitos grupos artísticos e vocacionados de diversos outros CEUs são sempre convidados a participar com cenas de até 15 minutos. Isso mesmo!!! Um dos procedimentos do Projeto são cenas curtas.

É muito possível que no futuro essa reunião de vocacionados de CEUs distintos criem possibilidade de diálogos com as gestões, ampliando os laços e compartilhando saberes e sabores na qual o maior beneficiário será sempre a comunidade.


O Programa Vocacional, da Secretaria de Cultura de São Paulo dentro do Centro de Educação Unificado: CEU Rosa da China, a extrema zona leste de São Paulo, tem tido boas repercussões, pois tem o apoio da gestão sob a direção de Mirtes Inoccencio que cria um espaço agradavelmente fértil para toda a Equipe que convive.

Esses mesmos Vocacionados de Teatro se reúnem semanalmente para ensaios no CEU que se torna referencia de educação, esporte, cultura e lazer para toda a comunidade do entorno e adjacências. 


Nota dez para todos!!! Não somente para os Vocacionados e Gestão, mas os técnicos de som e luz que fazem a cada passo junto com Eles um espaço de formação. Vide o caso de Douglas Soares (foto); jovem vocacionado de teatro que migrou para a cabine de som e inicia-se nos passos do amplo universo da iluminação e sonorização.

É possível fazer uma formação técnica dentro do Vocacional? Isso só o tempo dirá. O que fica claro aqui é a vontade de estar no teatro, não somente no palco; mas iluminando, dirigindo, escrevendo, realizando produções e criações de mídias para a divulgação de processos e produtos.


Mas nem tudo são flores, é preciso dar continuidade ao Projeto Usuário na Linha, fazer maturar junto a toda Equipe citada e trazer cada dia mais a família para compartilhar junto e ser paulatinamente inserida nas cenas que podem ser um ótimo passo para conversar sobre determinados temas, muitas vezes tabus da sociedade atual. Afinal, o CEU é o espaço de convivência e de inovações que possibilitam o cidadão a se conhecer e conhecer uma gama de caminhos a seguir. Isso sim e emancipação.

(André Mustafá - Artistas Orientador CEU Rosa da China)
11.87161741 ou e-mal: artemustafa@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário