AMIGOS de ANDRÉ MUSTAFÁ

sábado, 20 de agosto de 2011

VIVA O POVO BRASILEIRO



O POVO BRASILEIRO, de Darcy Ribeiro terá montagem em São Paulo pelo diretor teatral, André Mustafá. Aguardem.

Estudos de maquiagem para o espetaculo



Mustafá irá mesclar duas grandes obras = Viva o povo brasileiro romance histórico escrito por João Ubaldo Ribeiro e publicado em 1984 e O Povo Brasileiro do antropólogo Darcy Ribeiro lançada 1995, que aborda a história da formação do povo brasileiro.



Estudos de maquiagem para o espetaculo



De João Ubaldo Ribeiro, é considerada uma das mais importantes obras da literatura brasileira. Apresenta histórias passadas principalmente na Ilha de Itaparica, mas, também com passagem por Salvador, Lisboa, São Paulo e Rio de Janeiro, percorrendo quatro séculos da história do país.





Inspirado na temática da construção da identidade do povo brasileiro, o romance tem como personagens negros e índios, portugueses e holandeses. Ao invés de representar uma exaltação à história brasileira, o livro faz uma recontagem critico-satírica da mesma, denunciando a devassidão presente no processo de formação do povo brasileiro.






"A realização deste Projeto de Espetáculo só está no inicio, pois o universo cultural e étinico brasileiro é incrivelmente vasto, também não tenho pretenção de fazer um espetáculo que dê conta dessa gama de cores, formas e tecituras... acredito que o mais importante das obras de Darcy e Ubaldo são elos com nossa contemporaneidade descontemporãnea. Vivemos a crise de não nos conhecermos. O nosso povo brasileiro precisa se encontrar, preservar e reconfigurar a nossa historia sem perder o entendimento da tradição e como Ela se manifesta na atulidade. Nao se pode, simplesmente  perder as origens, o espaço genuino das coisas; isso seria o fim sem recomeços." (Andre Mustafá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário