AMIGOS de ANDRÉ MUSTAFÁ

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ESPETÁCULO de ANDRÉ MUSTAFÁ





O DRAMATURGO


O Dramaturgo, Maurice Polydore Marie Bernard Maeterlinck (Gante, 29 de agosto de 1862 — Nice, 5 de maio de 1949) foi um dramaturgo e ensaísta belga de língua francesa, e principal expoente do teatro simbolista.  Em 1889 estréia com o livro de poesias simbolistas Estufas Quentes e o drama A Princesa Maleine, o primeiro de uma série de peças teatrais vagamente místicas. Seguem-se A Intrusa, Os Cegos, Pelléas et Melisande, todas de 1890, que tornam Maeterlinck o maior nome do teatro simbolista francês.


O DIRETOR

 No Espetáculo A Intrusa, o diretor André Mustafá teve o objetivo de causar na platéia um suspense claustrofóbico, Mustafá dirigiu na integra a Peça, que foi estrelada em 2000 na Universidade Federal da Bahoa - UFBa, no teatro da Escola de Teatro, apresentando-se também em teatros de Ilhéus, Itabuna e no Centro Cultural Adonias Filho. Ficou em cartaz até 2003 e foi um dos espetáculos indicados pelo Prêmio Copene de Teatro.

No elenco André Mustafá teve a honra de convidar o renomado ator Willson Mello. Um dos seus papéis marcantes foi Quincas Berro D'Água, representou esse personagem em três décadas diferentes e, em todas elas, o papel teve destaque na dramaturgia brasileira...





O ESPETÁCULO



Na Intrusa a atmosfera transcende a realidade, a trama de Maeterlink mostra uma família marcada por estranhos acontecimentos durante uma noite de vigília. Á espera de um parente, o avô cego percebe estranhos movimentos, mas todos ali – pai, tios e as sombrias irmãs – juram que não vêem nada de “anormal”.




"A morte é o próprio vento simbolista, desta arquitetura sombria e cinza". André Mustafá


Nenhum comentário:

Postar um comentário