AMIGOS de ANDRÉ MUSTAFÁ

domingo, 7 de dezembro de 2008

Oficinas de Técnicas do Espetáculo



Qualificar artistas, técnicos e interessados na composição de espetáculos, atuantes no interior do Estado, é o objetivo principal do projeto Oficinas de Técnicas do Espetáculo, proposto pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade da Secretaria de Cultura. A iniciativa consiste na realização de oficinas gratuitas de maquiagem, figurino, cenografia e iluminação, alcançando oito territórios de identidade, através dos municípios de Barreiras, Jequié, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

A expectativa da FUNCEB é qualificar cerca de 300 pessoas que atuam nas áreas de dança, teatro e música, a fim de que se tornem também agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. Para isso, a instituição conta com a parceria dos coordenadores culturais de cada região.

Demanda
O projeto atende a uma demanda dos coletivos de dança, teatro e música, registrada na II Conferência Estadual de Cultura. A capacitação de grupos artísticos representa 70% das prioridades definidas no evento. Além disso, a escolha das cidades também buscou atender aqueles territórios que indicaram a capacitação como uma de suas prioridades e, ao mesmo tempo, os que possuíam infra-estrutura para receber oficinas, através dos centros de cultura.

As Oficinas de Técnicas do Espetáculo seguem as diretrizes da atual política de valorização da cultura no Estado da Bahia, tendo como prioridades a descentralização e a democratização das ações, neste caso através da capacitação e qualificação de artistas oito cidades baianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário